Cirurgia Pós Bariátrica

Se você perdeu muito peso com a cirurgia bariátrica, pode ser que seja o momento de buscar a cirurgia plástica reparadora para eliminar o excesso de pele, bem como algumas gordurinhas.

Há muitas coisas que você precisa saber antes de fazer esse procedimento, que serão explicadas a seguir. O mais importante é procurar os melhores profissionais para realizar o procedimento com segurança.

Por que eu devo fazer uma cirurgia plástica?

Após a cirurgia bariátrica é normal haver excesso de pele, já que a gordura foi eliminada  após a redução do estômago. Mas a pele da região, que comportava toda a gordura, ainda está ali, mas agora mais flácida. Principalmente a pele do abdômen, seios, braços e coxas caem bastante e por isso essa cirurgia é indicada nestas áreas.

Quanto tempo após a bariátrica já posso fazer a cirurgia reparadora?

Normalmente de 1 a 2 anos após a redução do estômago, e a decisão deve ser tomada nas consultas pós-operatórias, pelo médico responsável pela cirurgia bariátrica ou pelo médico endocrinologista que realiza o acompanhamento.

Isso porque a cirurgia plástica reparadora só deve ser feita quando a pessoa não irá emagrecer mais, ou seja, já chegou no máximo do emagrecimento que a redução de estômago proporciona, e está com um peso estável.

O que será reparado na pós-bariátrica?

Seriam quatro as principais cirurgias:

  • abdominoplastia (primeira cirurgia)
  • plástica nos seios (segunda cirurgia)
  • lifting nos braços (terceira cirurgia)
  • plástica nas coxas (quarta cirurgia)

Se o paciente achar necessário, também pode ser feita a cirurgia na face ou ritidoplastia. Normalmente, orientamos fazer de uma a duas dessas cirurgias no mesmo dia, seguindo as regras de segurança do Conselho Regional de Medicina.

Assim, é comum fazer mama e abdômen, primeiramente, por serem regiões próximas, e depois fazemos o resto, mas essa decisão dependerá do tamanho de cada uma dessas cirurgias isoladamente.

Cuidados no pós-operatório?

Os cuidados são os mesmos que qualquer outra cirurgia plástica, ou seja, evitar esforço físico, correr e se expor ao sol. Também é indicado o uso da cinta modeladora e fazer as drenagens linfáticas.