A Otoplastia é a cirurgia realizada na orelha. Esse procedimento tem como função melhorar a forma, a posição e as proporções das orelhas.
Indicações para a Otoplastia
A cirurgia é indicada para a correção de defeitos presentes na estrutura das orelhas, como em casos em que a deformação é de nascença ou causada por lesões. A cirurgia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
A correção de deformidades beneficia a aparência e a autoestima do paciente.
Outros casos indicados:
- Pessoas com orelhas muito grandes com uma condição rara chamada macrotia;
- Pessoas com orelhas salientes em um ou ambos os lados, em diferentes graus, não associados à perda auditiva;
- Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.
Como é a cirurgia de Otoplastia?
A cirurgia é realizada através de uma incisão atrás da orelha. Por essa incisão é feita a retirada do excesso de cartilagem da orelha, corrigindo sua projeção excessiva e aproximando-a do crânio. Também através da incisão pode ser realizada a correção das curvaturas defeituosas da orelha. A duração da cirurgia varia de 45 a 90 minutos, e o paciente poderá ter alta no mesmo dia.
A recuperação é em média de 1 semana.
Classicamente é uma cirurgia muito realizada em crianças e adolescentes, mas hoje vemos o aumento da procura por adultos. É um procedimento que pode ser realizado sozinho ou em conjunto com diversos outros, como blefaroplastia, lipo de papada e procedimentos corporais.