A Abdominoplastia é a cirurgia realizada no abdômen. O procedimento remove gordura, excesso de pele, tonifica o abdômen e pode melhorar algumas das estrias que ficam localizadas abaixo do umbigo.
Para realizar a abdominoplastia, o paciente precisa estar no seu peso ideal ou próximo, pois não é um procedimento indicado para as pessoas que desejam perder peso. A indicação é para pessoas com flacidez na região.
Indicações para realizar a abdominoplastia:
- Mulheres que já tiveram filhos
- Pessoas que tiveram perda de peso considerável
- Pessoas que tiveram alternância de ganho e perda de peso
- Pessoas que têm o abdômen flácido
- Pessoas com diástase da musculatura do abdômen (frouxidão dos músculos do abdômen).
Como é a cirurgia de abdominoplastia?
Existem várias técnicas para realizar a cirurgia de abdominoplastia, a escolha depende das características físicas do paciente. O procedimento consiste na retirada da pele em excesso. Após essa etapa, os músculos da região abdominal são reforçados (através de sutura), e isso resulta em uma cintura mais fina e delineada. Na sequência, é feito o reposicionamento do umbigo — porque a pele retirada será substituída pela pele de cima que será tracionada para baixo, e é nessa parte do processo que as estrias presentes na região somem, porque a pele é substituída.
Em pacientes com excesso de gordura localizada, o procedimento pode ser combinado com uma lipoaspiração, que irá melhorar o contorno corporal.
Atualmente a abdominoplastia poderá ser associada a tecnologias para otimizar a sua retração de pele, trazendo mais definição para o resultado.
É um procedimento que pode ser realizado sozinho, mas é comumente associado a cirurgias da mama, lipoaspiração das costas e aumento do bumbum.
Faz parte do roll de cirurgias que levam a grandes transformações conhecidas como “mommy makeover” ou “transformação de mamães”