A lipoaspiração de abdômen é um procedimento indicado para pacientes com acúmulo de gordura no abdômen, podendo estar associado ou não à pequena flacidez de pele, que geralmente se apresenta em região periumbilical (em torno do umbigo).
Como é a cirurgia no abdômen?
Nesse procedimento, é inserida uma cânula fina na pele, através de incisões mínimas, para aspirar a gordura. O processo é realizado por um aparelho de vácuo (aspirador). Uma grande evolução foi o início da utilização de aparelhos que facilitam essa retirada com menos trauma, como por exemplo o vibro-lipoaspiração.
Toda a gordura aspirada poderá ser utilizada na própria paciente em outros procedimentos, como aumento de volume nas mamas, lábios, glúteos e região íntima.
O procedimento dura em torno de uma a duas horas, e utiliza anestesia para ser realizado.
Após o procedimento, serão realizados curativos pequenos nos locais de incisão, e o paciente deverá utilizar cintas compressivas pelo período de 30 a 60 dias. É comum o surgimento de hematomas, que desaparecem por volta de um mês.
É necessário também que o paciente realize sessões de reabilitação com um profissional experiente em pós operatório, evitar exposição ao sol por 30 dias e evitar qualquer atividade física intensa por um curto período de tempo, em torno de 7-14 dias, dependendo das áreas e quantidade lipoaspirada.
A retirada dos pontos ocorre de 7 a 10 dias após o procedimento.
Os resultados aparecem de 3 a 6 meses após o procedimento.
É um procedimento que pode ser associado a qualquer outro, sendo hoje um dos carros-chefes aqui na MedPlástica.